separador publicidade separador


   
Montadoras correm para lançar o primeiro carro elétrico
O futuro da indústria automobilística

Nenhuma montadora vai ficar de fora
 
Modelos puramente movidos a eletricidade ainda esbarram no tamanho e preço das baterias.
Além da urgência em desenvolver um plano que possa salvar suas empresas num momento em que as vendas despencam, as montadoras dos Estados Unidos disputam uma corrida para ver quem vai lançar o primeiro carro elétrico no mercado.

Quase todas as montadoras - das que estão em dificuldades financeiras, como GM, Chrysler e Ford, até as que ainda tentam entrar no mercado americano, como as chinesas BYD Auto e Brilliance, passando pela japonesa Toyota - apresentam este ano protótipos ou projetos de modelos puramente movidos a eletricidade no Salão do Automóvel de Detroit, que será aberto ao público no sábado.

Desde o início do desenvolvimento desses veículos não poluentes, a maior dificuldade tem sido a bateria. Até agora, a solução encontrada ocupa muito espaço, tem baixa autonomia e é cara.

A General Motors decidiu produzir sua própria bateria nos EUA. Vai investir US$ 1 bilhão na primeira fábrica desse equipamento conduzida por uma montadora e montar um laboratório específico para o desenvolvimento do produto.

Segundo o presidente da GM, Rick Wagoner, a fábrica deve operar no início de 2010. O Volt, carro elétrico da marca que vem sendo aperfeiçoado há dois anos, está previsto para chegar ao mercado no fim do mesmo ano. "O desenho, o desenvolvimento e a produção de baterias avançadas deve ser uma competência central para a GM e estamos rapidamente desenvolvendo nossa capacidade e recursos para apoiar essa direção", disse Wagoner. O projeto será desenvolvido em conjunto com a subsidiária local da sul-coreana LG Chem, que fornecerá as células de lítio-íon.



Fonte:  14/01/2009 - Cleide Silva , O Estado de São Paulo direto de Detroit - Clique aqui para ler na íntegra

Depoimentos Clique aqui e veja os depoimentos
Carona Brasil na Midia Veja aqui
Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Acesse YouTube Orkut Twitter Premio Fornecedor Sustentavel
Carona Brasil 2009 - Todos os Direitos Reservados